quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Os quatro tipos de penitência


Apologética Católica nº 38

Nossa Senhora de Fátima repetidamente nos chamou à penitência – penitência pelos nossos próprios pecados e pelos pecados dos outros. Mas o que é penitência? Muitas pessoas presumem que penitência se resume a jejuar ou rezar um terço a mais. Na verdade, existem quatro tipos principais de penitência que podemos praticar para nos redimirmos dos pecados (nossos e dos outros) e para ajudar a prevenir pecados futuros.

Os quatro tipos de penitência:

Aceitação Voluntária das Cruzes. Nesta vida, estamos sujeitos a receber cruzes diárias que a Divina Providência escolhe nos enviar. Estas variam de pequenas questões triviais a grandes problemas que podem pairar sobre nossa vida. Contudo, sejam elas dores de cabeça, problemas com o carro, dificuldades financeiras, demissões, problemas familiares ou dificuldades espirituais, se as aceitarmos de bom grado e com paciência, com a intenção de reparar o dano sofrido, elas serão muito meritórias. De fato, tais cruzes são chamadas de “sinais do amor de Deus” pelo Concílio de Trento. Deus frequentemente usa essas penitências para nos moldar e refinar. Os santos ensinam que aceitar voluntariamente essas dificuldades é mais meritório do que escolher penitências severas. Além disso, o mérito que obtemos pode ser dramaticamente aumentado pela alegria com que as acolhemos.

Cumprimento Fiel dos Nossos Deveres de Estado. Se cumprirmos os nossos deveres de Estado com a intenção correta e, claro, em estado de graça, podemos fazer penitência adequada em reparação pelos pecados. Em vez de os cumprirmos com espírito de rancor, se aceitarmos os nossos longos dias, as dificuldades na criação dos filhos, as dificuldades em viver os nossos votos ou promessas, etc., podemos fazer reparação. Tal como na primeira categoria, é mais meritório cumprir fielmente o nosso estado de vida do que optar pelo jejum – especialmente se, ao fazê-lo, negligenciarmos as responsabilidades que Deus colocou nas nossas vidas. Note-se como este tipo de penitência está também intimamente ligado à Mensagem de Fátima. Numa carta datada de 28 de fevereiro de 1943 ao Bispo espanhol de Gurza, a Irmã Lúcia escreveu: “Estando na capela com a permissão das minhas superioras, à meia-noite, Nosso Senhor disse-me: A penitência que peço e exijo agora é o sacrifício exigido a cada um pelo cumprimento do seu próprio dever e pela observância da Minha lei .”

Jejum e Esmola. O jejum é a negação do prazer, que, portanto, ajuda a ordenar nossas almas e a reparar os pecados. O jejum também nos ajuda a combater os vícios da impureza e a crescer na virtude da temperança. Alguns pecados, ensinou Nosso Senhor, só podem ser vencidos pela oração e pelo jejum (cf. Mt 17,21). A esmola refere-se ao ato de dar aos pobres. Ao dar aos pobres, fazemos reparação pelos pecados, pois vemos neles a pessoa do próprio Cristo. Embora não seja estritamente esmola, dedicar nosso tempo a visitar os doentes, os idosos ou os presos também é uma forma de reparação pelos pecados. Lembrando que dois dos principais inimigos da salvação de nossa alma são "o mundo" e "a carne", é fácil perceber como as penitências da esmola e do jejum são necessárias para resistir e vencer esses inimigos.

Privações e Mortificações. Rezar um Rosário extra, visitar um cemitério para rezar pelas almas dos fiéis falecidos ali sepultados, rezar a Via Sacra todas as sextas-feiras e outras práticas semelhantes são maneiras de acrescentarmos privações às nossas vidas. As mortificações também são úteis. Mas, diferentemente da penitência, elas se concentram mais na prevenção de pecados futuros do que na reparação de pecados passados. Existem quatro tipos de mortificações: dos sentidos exteriores, dos sentidos interiores, das paixões e das faculdades superiores (isto é, a vontade e o intelecto).

Há uma proliferação do pecado no mundo. Exige-se satisfação pelos pecados do mundo inteiro, especialmente pelo massacre de crianças não nascidas através do aborto. Se nós, como católicos, não fizermos reparação por esses pecados, quem o fará? Nossa Senhora em Fátima, Lourdes, La Salette e outros lugares sempre se concentrou na reparação. Façamos uma reparação adequada a cada dia. Que não passe um dia sequer sem que façamos reparações.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

 

Quer ler mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

s

Postagens mais visitadas